reuniao camara

Na última reunião ordinária, Serginho foi o primeiro a usar a Tribuna. Ele falou sobre a reunião realizada, no dia anterior, com mototaxistas da cidade que apresentaram sugestões ao Projeto que regulamenta essa profissão. Serginho ressaltou que os mototaxistas que trabalham de forma correta concordam com a regulamentação. Ele disse que o Projeto será adequado às sugestões apresentadas para então seguir para as Comissões. Serginho disse ainda que a Juíza Maria de Lourdes parabenizou o Vereador por essa proposição e pediu que os outros vereadores também se manifestem nesse Projeto, uma vez que ele está relacionado à segurança pública. Serginho também criticou a presença de animais nas ruas do Município. Ele relatou a situação, ocorrida no último dia 12, em que duas pessoas foram atacadas por um boi na região da Pedra Branca. O vereador solicitou à Mesa Diretora que cobre do Executivo a fiscalização não só para recolher os animais soltos nas ruas, mas também para coibir a criação de animais na área urbana, que, segundo ele, é proibido por lei.


Tequinho foi o segundo vereador a usar a Tribuna. Ele disse que a Câmara também é responsável pela Santa Casa e solicitou que o Legislativo tome uma postura quanto às constantes reclamações que são feitas à Dra. Vilia. Tequinho também criticou a fiscalização que está sendo feita pelo DER próximo ao Trevo da Serra da Piedade. “O que o Estado está fazendo para nós? Nada! Cadê a segurança que nós não temos aqui?”, questionou ele. O Vereador pediu que sejam tomadas providências quanto a essa ação. Tequinho manifestou sua indignação quanto à previsão do SAAE de que faltará água no segundo semestre, conforme matéria publicada no jornal da cidade. Ele questionou sobre as ações tomadas pela Autarquia para solucionar o problema e solicitou ao Presidente da Casa que convoque o superintendente do SAAE para prestar esclarecimentos ao Legislativo. Por fim, Tequinho criticou as divulgações que são feitas de emendas parlamentares indicadas por deputados e que muitas vezes não chegam ao Município.

Pardal também fez uso da Tribuna e relatou que a Comissão de Saúde solicitou, no dia 30 de maio, cópia do Regimento Interno do Conselho Municipal de Saúde o que, até o momento, não foi atendido. Ele relatou ainda a dificuldade em se montar outra chapa para disputar a presidência do Conselho, uma vez que não há conhecimento de como ela deve ser formada. “Temos pessoas com vontade, que querem realmente trabalhar no Conselho, mas infelizmente a gente não consegue o Regimento para a gente montar a chapa e inscrever”, disse. Pardal falou também que é desnecessário o Plenário ficar debatendo a permanência da Dra. Vilia na Santa Casa. Para ele, é preciso que o Prefeito e o Provedor da Santa Casa tomem uma decisão. Pardal informou ainda que a emenda indicada pelo Deputado João Vítor, no valor de 500.000,00, para obras de infraestrutura em Caeté já está disponível e cabe agora ao Executivo enviar o projeto para que o valor chegue aos cofres do Município. Ele também comentou o ocorrido com as duas pessoas atacadas por um animal e criticou a falta do serviço de apreensão de animais na cidade, que funcionou apenas por 30 dias.

O Presidente Guilherme solicitou que todos os vereadores estejam presentes na reunião que será agendada pelo Provedor da Santa Casa para que, na oportunidade, seja resolvida a situação da Dra. Vilia, tendo em vista as diversas reclamações da população. Adilson comentou sobre o decreto publicado no Jornal Oficial que declara situação de emergência no Município, uma vez que o contrato com a empresa que coleta o lixo na cidade se encerrou e a empresa não quis a renovação. Adilson disse que o secretário de obras deveria ter se planejado e já ter feito uma licitação para esse serviço. João Carlos sugeriu que seja feita uma moção de repúdio para a Dra. Vilia em nome de todos os vereadores. Diêmerson falou que o Superintendente do SAAE tem realizado um excelente trabalho junto à Autarquia e que tem sido feito um trabalho incansável para que não falte água no Município.

Nas considerações finais, o Presidente Guilherme Rosa convidou vereadores e população para o 3º Passeio Ciclístico Beneficente, a ser realizado no dia 15 de junho, a partir das 8 horas, no Poliesportivo. Guilherme disse que tem acompanhado o trabalho do Superintendente e não acredita que o Município passará novamente por uma crise hídrica e que, caso isso ocorra, permanecerá a dúvida quanto ao cargo de Superintendente do SAAE.