caminhada.jpeg

A manhã de domingo (10) foi de caminhada e troca de boas ideias para a preservação da Pedra Branca, durante a Expedição realizada até o topo da “Pedrona”. Organizada pela Rede Sustentabilidade Caeté, a atividade atraiu a atenção de diversas pessoas movidas pelo interesse mútuo na preservação do patrimônio natural da nossa cidade.

O objetivo do evento foi chamar a atenção para a importância natural, turística e histórica da Pedra Branca que vem ao longo dos anos ameaçada com riscos de queimadas, invasões, desmatamento e descarte irregular de lixo em seu entorno, mesmo o local estando inserido em uma Unidade de Conservação Municipal. A “Pedrona” apresenta diversas potencialidades para a prática de esportes radicais e pode se tornar um importante atrativo de turismo ecológico e contemplativo para o município.

Durante o ato, além de admirar a bela paisagem do topo da Pedrona, os participantes puderam conhecer um pouco das lendas e histórias relacionadas à Pedra Branca, contadas pelo ambientalista Ademir Bento. Tiveram explicações sobre a formação geológica da área pelo historiador e geólogo Wagner Fernandes, além de refletirem e debaterem sobre os aspectos naturais, sociais e econômicos que giram entorno da área, junto da geógrafa Adrienne Rodrigues. Pontos fundamentais para demonstrar a importância do local e fomentar atitudes que contribuam para a preservação do lugar e atrair ainda mais turistas em busca de esportes de aventura, radicais e turismo sustentável.

Todo o lixo encontrado ou produzido durante o percurso foi recolhido pelos caminhantes, que de forma voluntária recolheram sacos plásticos, latas e garrafas plásticas deixadas por outros transeuntes do local.

Presente ao evento, a Porta-Voz estadual da Rede Sustentabilidade, Ana Paula Siqueira, destacou a importância da ação para mobilizar a sociedade civil sobre a conservação da Pedra Branca. As propostas debatidas pelo grupo serão apresentadas aos órgãos competentes para que novas ações sejam tomadas em favor da manutenção da Área de Proteção Ambiental - APA Pedra Branca.

Foto: Marina Lima