dengue845

Balanço da secretaria de Saúde, apresentado nesta terça-feira, 6, aponta que, desde o início do ano, um morador da cidade teve diagnóstico positivo para dengue. Outras quatro pessoas aguardam resultados de exames para saber se contraíram a doença.

A secretaria de Saúde informou que, em todas as notificações recebidas, foi feito o bloqueio de possíveis criadouros do Aedes. Entre as ações, quando necessário, regiões próximas à casa onde houve a notificação passaram por borrifação.

“Foram realizados, em janeiro, os dois levantamentos estatísticos preconizados pelo Ministério da Saúde, que indicam a presença de larvas do Aedes. A área urbana do município apresentou como resultado geral médio risco. Já na área rural o resultado do índice foi maior que o preconizado, indicando risco alto”, esclareceu nota oficial.

Estão previstos para fevereiro e março mutirões de limpeza, para recolhimento de materiais que possam servir como criatório do mosquito da dengue.

“Alertamos que é necessário que a população aumente os cuidados em relação aos ambientes domiciliares, a fim de eliminar a possíveis criadouros, já que o Aedes aegypti pode transmitir além de Dengue, outras doenças como a Zika, Chikungunya e Febre Amarela”, solicitou a secretaria de Saúde.