Lucas Coelho Atendimento aos Cidadãos. Foto PMC

perímetro urbano e rural do município do município, afetadas por um temporal de granizo na tarde de ontem. O Decreto nº 448 foi assinado ontem 29  de novembro, após o levantamento dos danos e prejuízos públicos e privados, efetuado pelo executivo, avaliou e quantificou o desastre em acordo com os códigos 1.3.2.1.4 e 1.3.2.1.3 da classificação Brasileira de Desastres - COBRADE.

Com a declaração de situação de emergência o município tem maior agilidade para realização de serviços e compra de insumos para fazer frente ao estragos causados pela chuva, podendo inclusive realizar compras de telhas e outros produtos essenciais para o concertos das casas afetadas sem licitação  

Balanço das perdas

Até o momento, 200 famílias encontram-se desalojadas ou desabrigadas, sendo que 40 delas foram acolhidas no Ginásio Poliesportivo. Cerca de 2.000 moradias foram, no total, prejudicadas pelo temporal desta quarta-feira.

Foto: PMC

Até a tarde desta quinta-feira (30), a prefeitura realizou atendimento a 362 pessoas, que compareceram à Secretaria Municipal de Obras ou ao Ginásio Poliesportivo em busca de auxílio.

Planejamento

O Prefeito, Lucas Coelho, todo o secretariado municipal, a Defesa Civil da Prefeitura de Contagem e o Deputado estadual João Vitor Xavier se reunião para definir estratégias de atuação para superar as adversidades causadas pelo intenso temporal da melhor maneira possível. Uma das ações já implanta foi a montagem de um Posto de Comando, com membros da Defesa Civil estadual, que estará permanentemente no poliesportivo para realizar atendimento em caso de reincidência de chuvas  e outras solicitações emergenciais. As solicitações poderão ser efetuadas pelo telefone 3651-3243.

Doações:

Doações de água mineral, alimentos, materiais de limpeza, materiais de higiene pessoal, roupas de cama, colchões e telhas podem ser feitas aos os moradores que tiveram suas casas afetadas. Estes materiais podem ser entregues na sede da Prefeitura, no Poliesportivo em Caeté e também em Belo Horizonte, no Servas (Avenida Cristóvão Colombo, 683 – Bairro Funcionários).

Agradecimento 

A Secretária de Assistência Social agradeceu  pelo apoio da população e convida para que todos participem nessa corrente de solidariedade pelas redes sociais.