20171107130436101905e

O Grupo de Implantação da TV Digital da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu na manhã desta terça-feira, dia 7 de novembro, propor ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, dirigido por Gilberto Kassab, que o desligamento do sinal analógico de TV em Belo Horizonte, que começa hoje (8), prossiga até o dia 22 deste mês. Segundo a Anatel, foi constatado que ainda falta 0,7% do percentual mínimo (90%) de domicílios com sinal digital, para que o desligamento pudesse ser realizado.


Uma pesquisa do Ibope constatou que cerca de 10% dos domicílios em Belo Horizonte ainda utilizam sinal analógico. Foram feitas 1.078 entrevistas com moradores da capital mineira e 1.526 entrevistas com residentes de 38 municípios da região metropolitana.

O sinal será desligado nos seguintes municípios de Minas Gerais em novembro: Araçaí, Baldim, Betim, Brumadinho, Cachoeira da Prata, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Fortuna de Minas, Funilândia, Ibirité, Igarapé, Inhaúma, Itaúna, Jequitibá, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, São José da Varginha, Sarzedo, Sete Lagoas, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

Vale lembrar que a digitalização da TV aberta proporciona maior qualidade de som e imagem, além de trazer outras vantagens, como a possibilidade de interação com o conteúdo. Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de televisão. Essa faixa de radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G LTE), que é a de maior velocidade existente no Brasil.

A previsão da Anatel é que o próximo desligamento seja realizado no interior de São Paulo (Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e Vale do Paraíba) no dia 29 de novembro e, no ano que vem, o fim do sinal analógico seja feito na região sul (Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre), no dia 31 de janeiro.

O governo federal vem distribuindo conversores de TV Digital e antenas de recepção para famílias beneficiadas por programas sociais. Os interessados devem agendar a retirada do kit gratuito por meio do site Seja Digital.

O grupo de trabalho da Anatel também decidiu antecipar de 28 de novembro de 2018 para 14 de agosto do ano que vem o desligamento do sinal analógico nas capitais da região norte do país: Boa Vista (RR), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). Segundo a Anatel, essa decisão é para evitar que ele coincida com o período eleitoral no país.