Dilma inaugura primeiro trecho do metrô de salvador

Categoria: Eleições , Criado em Quarta, 11 Junho 2014 23:50 Escrito por Divulgação ,
Imprimir E-mail

metrôA presidenta Dilma Rousseff participou da inauguração do primeiro trecho do sistema metroviário de Salvador (BA), nesta quarta-feira (11). Ela lembrou que a data marca um dia histórico para a cidade depois de mais de uma década de problemas na implementação do transporte por trilhos.

Dilma destacou a importância das obras de mobilidade urbana para transformar a cidade e a vida das pessoas que se deslocam diariamente.

As obras do metrô na capital baiana foram iniciadas no ano 2.000, mas somente há um ano as obras foram retomadas graças à intervenção dos governos federal e estadual. O trecho inaugurado tem sete quilômetros de extensão. “O que interessa é que depois de 14 anos nós colocamos esse metrô para andar, para rodar, para servir à população”, ressaltou.

Com o passar dos anos, o projeto ganhou o apelido de "metrô de calça curta", em referência às várias reduções pelas quais o projeto foi submetido neste intervalo de tempo.

A presidenta brincou com o apelido e destacou que a Linha 1 é uma realidade e afirmou que trata-se de um Metrô “calça comprida”, porque o projeto inicial tinha um tamanho que foi aumentado significativamente.  

Dilma Rousseff afirmou que a Linha 1 terá continuidade e se estenderá entre os bairros Retiro, Juá e Pirajá.

O sistema de metrô da Bahia funcionará em esquema de operação assistida durante três meses, com o intervalo entre os trens de até 10 minutos e velocidade reduzida.

 O acesso será gratuito, mas o serviço não funcionará nos fins de semana. O modo de funcionamento experimental permitirá a realização de ajustes pela concessionária responsável, a CCR.

O projeto do metrô de Salvador, orçado em R$ 5 bilhões, prevê a implantação de duas linhas. Com 17 quilômetros de extensão, a primeira ligará o centro e a região norte da capital.

A segunda linha terá 21 quilômetros e fará o transporte de usuários do aeroporto até a cidade de Lauro de Freitas (na Grande Salvador).

A expectativa é a de que o metrô esteja em pleno funcionamento no ano de 2017.